Esse é um assunto polemico que causa muita discussão em grupos de técnicos instaladores e a algum tempo estamos estudando essa tecnologia e testando na pratica.
O que devemos entender desde o inicio é que sistemas de Segurança lidam com vidas, patrimônio e são coisa séria!
A exatos 1 ano atrás, iniciamos a instalação de nossa estrutura na cidade de Novo Hamburgo-RS e o objetivo inicial seria instalar um alarme sem fios para atender emergencialmente nossa demanda de monitorar pelo Smartphone nossos eventos, e ai começaram os problemas!
1- Primeira tentativa: Central Smartcloud JFL com sensores sem fio:
Nossa necessidade:
Monitorar pelo celular as zonas, acionar por controle e por app a central, ter status dos periféricos e controle sobre os eventos ocorridos .
Nossa experiencia:
Por tratar se de um local amplo, nosso aplicativo apresentava constantemente falhas de bateria de vários sensores, nossa tentativa de desativar a notificação não é disponível neste modelo e com o tempo descobrimos que na verdade a falha é de alcance dos sensores o que tornou inviável o uso deste equipamento mesmo para fins temporários.
2 – Segunda experiencia: Pyronix PCX46
Recebemos este equipamento de um distribuidor do estado de SC e sua montagem e equipamentos chamaram muito a atenção de seu acabamento!
Nossa necessidade: como a estrutura estava pronta, nosso alarme seria definitivo e instalamos sensores Pyronix Colt em todas as salas possíveis, mas nossas aberturas e salas superiores desejávamos usar sensores sem fio assim como monitorar a residencia por uma central de monitoramento ( empresa de monitoramento)
Experiencia: tentamos com as duas principais empresas de monitoramento que fizessem a instalação e monitoramento deste equipamento e a resposta foi negativa, tanto o distribuidor que nos enviou assim como a empresa de monitoramento desconheciam a marca. No caso da empresa de monitoramento o equipamento ficou por meses parados. Nosso objetivo era utilizar esta marca por fazer parte do grupo de empresas que somos parceiros a muitos anos, para finalizar não encontramos sensores sem fio no pais para instalação em nossa central ou algum receptor.
3- Terceira experiencia: Viaweb VW16 Gprs
Após duas tentativas de instalação, partimos para a Viaweb VW16 na sua versão mais completa com modulo GPRS e Ethernet. Como sempre nossa necessidade é de atender diversos sensores Pyronix Colt e zonas sem fio de abertura.
Experiencia: Novamente chamamos a empresa de monitoramento para instalação e configuração do painel e mais uma vez após contatar as 3 principais empresas da região acabamos por optar em instalarmos a central e posteriormente efetuar apenas as configurações de monitoramento ( outra dor de cabeça que só foi resolvida com o suporte da fabricante)
Como este painel esta instalado ate os dias de hoje nossa experiencia é completa, podemos avaliar diversos pontos realmente o fato de ser um equipamento desconhecido para muitas empresas de monitoramento talvez tenhamos o desempenho afetado.
Na parte cabeada nossa experiencia foi satisfatoria aliada ao uso de sensores Pyronix Colt mas no quesito sem fio… muita dor de cabeça!
As baterias não duram 6 meses, ao trocar a bateria dos sensores muitos apresentam falhas de tamper seguidamente.
Para completar, usamos internet da NET aqui e foi uma novela abrirmos a porta 1733 para termos acesso ao aplicativo.
E para onde vamos?
Para quem conhece nossa empresa, trabalhamos como consultoria de mercado e tecnológica para diversos fabricantes mundiais do mercado de segurança eletrônica e como profissionais e neste caso clientes de empresa de monitoramento chegamos a conclusão que:
Nem tudo que funciona parcialmente resolve a situação!
4- Alarme sem fio Visonic Power Master 10
Como recebemos estes painéis para analise, e no caso da maleta da Visonic Power Master 10 nossa experiencia chegou a um nível fantástico!
Se na Viaweb existe a necessidade de abertura de porta para o monitoramento, na Visonic Power Master 10 nada disso é necessário.
Ligamos a central, posicionamos os sensores e na central conectamos o cabo de rede, entramos no menu de comunicações e inserimos o IP do servidor e pronto!
Sem aplicativos pagos ou necessidade de configurações adicionais de imediato nosso alarme estava pronto para ser configurado!
Configurado? como assim? bem esta foi uma surpresa nossa também! este alarme visonic é totalmente supervisionado e sua configuração pode ser via browser ou via aplicativo.
1-Monitoramento dos periféricos individualmente.
Considerações finais:
Em nossos testes dispomos de 4 marcas de painéis de alarme desde modelos básicos nacionais a importados de marcas conceituadas e quais foram nossas constatações:
Nosso mercado esta nivelado por baixo, a maioria das empresas de monitoramento desconhecem soluções avançadas ou não tem interesse. Isso é um erro porque como usuários sentimos na pele os transtornos de disparos falsos tanto para o proprietário quanto para os vizinhos e a empresa de monitoramento.
A forma que empresas nacionais tratam ou chamam um painel de alarme de “monitorado” ou supervisionado esta a anos atras de fabricantes como DSC e Visonic e somente com a economia de tempo em configuração e de até mesmo manutenção remota compensa ja o investimento.
Por fim você profissional de segurança como eu deve levar em conta todos os pontos aqui relacionados para decidir se ter grande volume de ” eventos” em seus alarmes na verdade não esta gerando prejuízo.
Ter acesso a relatórios completos remotamente e poder efetuar as alterações de configuração são a salvação em muitos casos.
Estaremos nos próximos dias instalando uma central DSC Power Series Neo com zonas com e sem fio para avaliarmos a experiência com a marca.
Nosso objetivo é auxiliar você profissional de segurança a avaliar conosco nossos testes e experiencias!
Entrei neste blog atras do grupo Whatsapp e achei a matéria muito bacana e seus comentários são de grande valia. Parabéns ao Guilherme por proporcionar essas experiências.