Neste artigo iremos tratar de um assunto extenso e polêmico: Analíticos de vídeo usados em sistemas de segurança eletrônica.
Em 2013 quando iniciamos nosso projeto CFTVBRASILCLUBE os grandes fabricantes mundiais de volume ( que se acha em qualquer lugar) estavam iniciando sua jornada em nosso mercado.
Com isso, recebíamos o que os importadores achavam ser o necessário para nosso mercado, e com isso muitos pseud. fabricantes, nos atrasaram em muito a entrada e até mesmo o entendimento deste recurso, que se bem aplicado pode trazer grandes benefícios a nós, profissionais de segurança eletrônica.
Vamos apresentar aqui, nossos estudos de mais de 10 anos em centenas de equipamentos analisados e milhares de equipamentos instalados em nossos projetos:
O que é um analítico de vídeo?
É um algoritmo desenvolvido para analisar dados gerados partir de câmeras de vídeo, podendo conter AI (inteligência artificial ou não) o que muda drasticamente o custo do equipamento e sua eficiência.
Uma câmera por exemplo que executa uma analise básica sem AI, irá gerar um alerta de gravação de movimento por exemplo de uma árvore, de um animal ou qualquer mudança da imagem dentro da área selecionada, gerando os disparos falsos.
Já a câmera que possui AI, seu algoritmo tem capacidade de classificar alvos específicos como veículos, pessoas, corpo humano, realizar desde de detecção facial a reconhecimento e de características variadas. das pessoas.
Requisitos básicos para obter sucesso em seu projeto:
- Posicionamento correto da câmera
- Lente apropriada para o local a ser monitorado
- Alcance do infravermelho e ou LED para obter a melhor imagem possível.
- Disco apropriado para a aplicação.
Principais analiticos disponiveis
no mercado Brasileiro:
Detecção de intrusão:
Funciona como uma área delimitada onde podemos gerar alertas desde simples ( sem IA) ou somente com veículos e pessoas.
Configuração de intrusão de uma câmera Uniview Triguard, remotamente
Área selecionada diretamente no aplicativo EZVIEW UNIVIEW
O que podemos fazer com este analítico?
Isso depende muito da câmera utilizada, o gravador e o software, podendo gerar simples alertas, e sim estes recursos de AI já estão disponíveis no mercado a bastante tempo e inclusive publicados aqui em nosso portal inclusive em DVR.
Nesta imagem ( com autorização do cliente) utilizamos uma câmera que além de alertas de luz ( estrobo) também configuramos áudio personalizado para determinados horários.
isso mesmo, você pode reproduzir mensagens de áudio com a sua voz e para cada situação, diretamente no seu telefone:
Adicione e gere alertas personalizados
Cruzamento de linha :
Muito utilizado em entradas, e inclusive com contagem de ” cruzamentos” é um analítico muito utilizado e com os recursos de AI , muitas vezes utilizado para proteção de perímetro e cercamento.
Configuração de Analíticos UNIVIEW remotamente
Cruzamento de linha
Cruzamento de linha
O que podemos fazer com este analítico?
Desde de proteção de perímetro, alarme de cruzamento, campainha e muito mais.
Nesta imagem ( com autorização do cliente) utilizamos uma câmera que além de alertas de luz ( estrobo) também configuramos áudio personalizado para determinados horários.
isso mesmo, você pode reproduzir mensagens de áudio com a sua voz e para cada situação, diretamente no seu telefone.
Entrada em área:
Selecione uma área, e em caso de entrada na área por pessoas, veículos ou ambos.
Seleção de alvos específicos podendo ser combinados.
Saída de área
Exatamente a mesma configuração de entrada porém com alertas no momento da saida.
Detecção de movimento inteligente
Este recurso tem vários nomes de acordo com o fabricante e o funcionamento também é muito diferente.
Em mais de 10 anos de pesquisa e testes de equipamentos, não foram poucas as reclamações de colegas de profissão relativos a esta tecnologia.
Se acima, apresentamos equipamentos da linha Prime da Uniview, câmera IP de mais de R$ 1200,00 com AI, é possível obter bons resultados com DVRs que utilizam muitas vezes câmeras de menos de R$ 150,00?
Resposta: é possível desde que você siga estes conselhos:
O maior erro encontrado é o dimensionamento errado do sensor e lente e no caso de AI em sistemas analógicos este erro impacta muito mais que em câmera IP de alta performance.
Veja esta imagem: é possível monitorar intrusão de pessoas e veículos em toda essa área apenas com 1 câmera? ( Imagens de um sistema analógico Uniview)
A resposta é não! para esta área seriam necessárias varias câmeras para atender com precisão.
Como calcular a lente e sensor ideal para seu projeto?
https://www.jvsg.com/calculators/cctv-lens-calculator/
Informe a distancia da câmera do seu alvo, a altura da instalação, a altura do alvo a ser monitorado, a largura em metros e o site calcula para você.
Padrões de densidade de pixels para cada aplicação
O padrão DORI (Detecção, Observação, Reconhecimento, Identificação) é baseado na norma internacional IEC EN62676-4: 2015. Ao contrário do DRI (também conhecido como Critérios de Johnson) para câmeras térmicas, o DORI é projetado para câmeras de vigilância de luz visível e usa medidas específicas em PPM (Pixels por metro) para definir o que é Detecção (25PPM), Observação (62PPM), Reconhecimento (125PPM). , e Identificação (250PPM) são para câmeras coloridas padrão. Ao usar esses valores de PPM, é possível selecionar uma combinação específica de sensor/lente de câmera e verificar se ela fornecerá o desempenho necessário em cada aplicação com base nos critérios fornecidos acima.
A medida para este cálculo é o PPM ( Pixels por metro) e a classificação é feita da seguinte forma:
- Detecção
- Observação
- Reconhecimento
- Identificação
Claro que no dia a dia é difícil de calcularmos cada cenário, já temos uma ideia da lente 2.8mm para ambientes como salas e 3.6mm para áreas externas.
Já em situações de cercamento eletrônico é comum o erro de colocar uma câmera em cada ponta de um muro e achar que a câmera fara o trabalho da cerca elétrica.
https://standards.iteh.ai/catalog/standards/clc/c3122b5a-49c6-4f1d-82a9-c272146baca6/en-62676-4-2015
E a famosa pergunta: consigo ler placas com essa câmera?
LPR UNIVIEW HC-121
Qual a primeira observação que muitas pessoas farão desta imagem?
- Imagem preto e branco.
- Muito escura.
- câmera muito baixa.
O que deve ser levado em conta, é que neste caso o objetivo é capturar a placa do veículo e também algumas características como modelo, cor e ETC.
Porém as placas e ou softwares para esta função possuem diversos ajustes específicos para esta aplicação:
- Ajustes avançados de exposição e velocidade do obturador
- Ajustes avançados do infravermelho
- Ajustes avançados de redução de ruido.
Entendendo os ajustes básicos disponiveis:
Requisitos básicos de infraestrutura:
Conclusão: Esperamos que com estas informações sobre recursos analíticos, sobre requisitos básicos e dicas de instalação, você consiga ampliar seus conhecimentos ou iniciar nesta área da segurança eletrônica!